Adolescente que só usa moletom, devo me preocupar?

“Meu filho (a) só usa moletom, mesmo em dias quentes para ir para a escola, devo me preocupar?”

Uma mãe veio nos questionar sobre isso, como a questão é algo que outros pais têm dúvida e estão cansados de falar com seus adolescentes, vamos escrever algo bem breve sobre isso.

O uso de moletom em adolescentes com uma frequência exacerbada, pode nos mostrar duas coisas:

1) NORMALIDADE: É normal isso acontecer com os adolescentes que estão crescendo. O incomodo com seus corpos são bem frequentes. Sabemos que os crescimentos dos membros de um corpo de um adolescente acontecem em partes. Esse crescimento e mudança de corpo pode causar um grande desconforto. Sendo assim o moletom serve como um excelente aliado para disfarçar o corpo em evolução.

👉PASSO PRÁTICO aos pais:
– Nesse caso você tem conhecimento do corpo do filho sem sua pressão, o adolescente fica a vontade em casa com mangas curtas tranquilamente. Então se seu filho está usando muito moletom e você sabe que é somente quando está na escola ou em outros lugares, não chame atenção, não proíba ele de usar, deixe ele usar e o ajude mostrando que seu corpo está crescendo, reforce elogios sinceros para seu filho (a).

2) ATENÇÃO: caso seu filho esteja usando moletom de forma excessiva mesmo estando perto dos pais / pessoas mais intimas, pode ser que esse adolescente esteja passando por problemas mais sérios. Pode ser que ele esteja disfarçando alguma autolesão, ou alguma outra coisa que precisaria ser investigada.

👉PASSO PRÁTICO aos pais:
– Não proíba seu filho de usar moletom aqui também. Tente de uma maneira saudável, cuidadosa e amorosa saber se existe algo de errado. Evite palavras que possam machucar ainda mais seu filho (a) como: “o que você está escondendo de mim? Eu vou ver”. Vá com calma, seu filho possivelmente precisa de ajuda. Se não funcionar, procure um profissional para te ajudar com isso.

E ai, gostou do conteúdo?
Existe mais alguma questão que podemos te ajudar? Nos mande no particular.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *