PAPEL DO FILHO

É papel do filho ser filho! Óbvio ? Não muito…

Muitos filhos assumem outros papeis dentro da sua própria família, como o papel de pai ou papel de mãe.

🔹Isso é possível? Isso é saudável?
Existem momentos que as famílias passam, onde as mudanças de papeis acontecem para a “sobrevivência” daquela família. Exemplo: em uma família tendo mãe, pai e dois filhos, caso a mãe faleça, se a filha mais velha for mulher, é tendencioso ela assumir esse papel materno para o irmão mais novo. A questão é que isso deve permanecer apenas por um período de adaptação e não por um longo período, pois é nesse longo período, assumindo o “papel errado” que questões irão emergir, como um cansaço extremo, uma alta responsabilidade, autoridade exacerbada e isso pode gerar problemas físicos de ansiedade, depressão e outras psicopatologias. Além disso pode prejudicar a posição de outros papeis que ainda estão ativos naquela família, como por exemplo, o papel do pai.

🔹Qual é a função do filho?
Um filho tem duas funções importantes: 1) fazer nascer um pai, uma mãe ou um responsável e 2) fazer nascer a si mesmo enquanto filho que vai aprender a ser, conviver, agir e interagir com os objetos, tempos, espaços e ambiente. (Deyse Campos )

👉Sabendo suas funções, assumir seu papel como filho fica mais claro e assim saberá aonde ir ou não ir dentro da família, quais seus limites e afares também.

💙Não importa a idade SEMPRE seremos FILHOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *