O que é Terapia Infantil?

🔹A expansão do conhecimento auxiliou na compreensão de que o indivíduo não necessita mais esperar chegar a vida adulta para buscar ajuda para o seu sofrimento, foi possível reconhecer que a criança também pode se beneficiar com a análise, seja para trabalhar com os distúrbios graves ou para evitar enfermidades e dificuldades na vida adulta.

🔹O brincar é essencial no trabalho com crianças e possibilitará a manifestação de conteúdos importantes na análise infantil e na psicoterapia, também é uma forma de comunicação da criança, que auxilia no seu crescimento e possibilita ao analista a compreensão dos bloqueios existentes, a fim de removê-los para que os processos do desenvolvimento ocorram de forma satisfatória.

🔹A criança chega ao consultório trazida pelos pais ou por um adulto que decidiu procurar ajuda diante de algum problema ou enfermidade enfrentado por ela. Pelo fato de não ser a criança que busca o atendimento, é fundamental a entrevista inicial com os pais que tem por objetivo proporcionar que o terapeuta conheça o motivo da consulta, a história da criança, como acontece sua rotina e suas relações com os familiares.

“É certo, por outro lado, que uma análise na infância a capacitará para desenvolver-se melhor, e um dos grandes benefícios que experimentará será o aumento de sua capacidade de jogo e de aprender com prazer e facilidade, assim como enfrentar os problemas com maior eficiência” (ABERASTURY, 1993).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *