HOMENS E TERAPIA, AINDA UM TABU A SER DESCONSTRUÍDO.

É comum entre os homens a baixa procura por terapia e consultas médicas. Um dos motivos é a construção social que se arrasta por longos anos de que o homem deve ser forte, não pode chorar e precisa ser o provedor do lar. Frases como essas contribuem com a baixa procura por cuidados pessoais.

Essa falta de cuidado dos homens aponta para números que traduzem bem as consequências de não se cuidar. No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a taxa de suicídios entre homens pode ser até 3 vezes mais que entre as mulheres representando 75% dos casos.

É verdade que o pensamento está mudando, porém a passos lentos. É necessário continuar desconstruindo a ideia de que o homem deve sempre ser inabalável. Os números de suicídio retratam bem que os homens também sofrem, mas que por não terem um ambiente favorável para expressar suas angústias por vezes procuram caminhos que ao invés de ajudar causam mais dor e sofrimento.

Fazer terapia não é sinônimo de fraqueza e sim de autocuidado, por isso se você está sofrendo ou conhece alguém que precisa de ajuda incentive essa pessoa a procurar auxílio para seus sofrimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *