As crianças tendem a funcionar melhor em ambientes estruturados, constantes e previsíveis. A que isso implica? ROTINA! Uma criança precisa ter rotina.
A rotina exerce uma influência fundamental no DESENVOLVIMENTO da criança.
“Por que meu filho precisa ter uma rotina?”
1) Ensina a criança a conviver com a realidade familiar – uma família sadia tem um bom funcionamento, tem horários para as refeições, para acordar e dormir, tem tarefas a serem realizadas durante o dia, tem uma organização. Quando envolvemos a criança nessa realidade, ensinamos a ela sobre convivência e suas responsabilidades dentro de uma casa, de uma família e de um lar.
2) Contribui para o fortalecimento da autonomia – é muito importante a criança desenvolver e aprender sobre autonomia, tomar banho sozinho, escovar os dentes, dormir no seu quarto, enfim, são processos que precisam ser ensinados. Com a rotina, a criança já sabe como será o dia dela, o que precisa fazer, quais são suas responsabilidades e deveres.
3) A criança aprende a lidar com os limites. A rotina implica regras que estabelecem limites. E os limites é uma dose de frustração, e é importante aprender a conviver com esse sentimento.
4) Gera segurança para as crianças – Previsibilidade dá segurança nas crianças.
5) Auxilia no desenvolvimento mental e físico – todo esse processo de organizar as tarefas junto com os papais, ter que realizar, tirar o card da tarefa de quando já realizou, se organizar mentalmente para o próximo afazer, isso interfere diretamente nesse desenvolvimento mental e físico da criança.
6) É útil para se ter uma vida mais equilibrada. É importante as crianças crescerem em estruturas equilibradas.
7) Tende a diminuir a ansiedade, por saber como será a semana e o dia seguinte;
8) Ajuda no desenvolvimento da autoestima, autoconfiança e autoregulação emocional.
A rotina delimita, regula e tranquiliza.
Como vimos a rotina é importante para uma criança, mas vale ressaltarmos que imprevistos acontecem, como pais precisamos ser flexíveis e ensinar as crianças a serem também, deixe claro o motivo da mudança daquele dia para que a criança entenda o que houve.
Se tiver mudanças, avise seu filho com antecedência, se for possível. Adaptações também são necessárias.