Você sabia que crianças também podem apresentar sintomas de ansiedade e que aproximadamente 10% das crianças sofrem de transtorno de ansiedade? E 5 a cada 10 crianças enfrentam algum episódio depressivo em decorrente da ansiedade?
Os sintomas de ansiedade podem aparecer na infância e percorrer a vida adulta. Nas crianças torna-se um pouco mais difícil de compreender essas emoções, pois elas têm dificuldades de se expressarem verbalmente e muitas vezes não entendem o que está acontecendo.
É importante observar quando a ansiedade se torna um fator limitante e passa a comprometer as atividades cotidianas da criança como brincar, dormir, ir para a escola. Então talvez seja a hora de buscar ajuda de um profissional.
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO LIDAR COM A ANSIEDADE:
– Faça uma autoanálise e perceba se você é um exemplo de pessoa ansiosa, observe se o seu comportamento gera ansiedade no seu filho. Pais ansiosos geram filhos ansiosos.
– Não julgue, não diga que é besteira. Acolha seu filho, demonstre compreensão ao que ele está sentindo e fale sobre o sentimento de ansiedade
– Não alimente a ansiedade, ela pode virar uma fobia.
– Passe segurança ao seu filho
-Ensine seu filho a saber esperar, nem tudo será resolvido de forma imediata, dessa forma ele irá compreender que não precisa se preocupar com algo que ainda irá acontecer
-A frustração faz parte do desenvolvimento: regras e limites são fundamentais e uma forma de mostrar amor
-Lembre seu filho de eventos que ele ficou ansioso e no final deu tudo certo
-Entende que o tempo do seu filho é diferente do seu. Leve sempre em conta a idade do seu filho, sua capacidade física e mental. Não exija nada que esteja fora de sua capacidade.
Caso seja necessário, busque a ajuda de um profissional. Se não for tratada corretamente, a ansiedade poderá comprometer o desenvolvimento do seu filho.