Doenças psicossomáticas

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

🔹O termo PSICOSSOMÁTICO origina-se da junção de psi e soma, ou seja, corpo e mente. Foi utilizado pela primeira vez pelo psiquiatra alemão Heinroth, em 1808. A psicossomática vem desenvolvendo diversas evidências que revelam como os processos inconscientes podem produzir manifestações no organismo e intensificar doenças que revelarão conflitos psíquicos.

🔹Elas são difíceis de serem diagnosticadas, afinal não são identificadas em exames clínicos. Elas se constituem por causas emocionais, ou seja, elas causam sintomas físicos, mas sem causas orgânicas. É como se o corpo físico “falasse” ao psíquico: Vamos dividir o sofrimento.

🔹A organização dos pacientes psicossomáticos é caracterizada pela pobreza dos processos de simbolização e carência excessiva de afetos. Dessa forma, o corpo sente as consequências do estado emocional. O organismo tem a necessidade de descarregar excitações geradas pelas nossas vivências, essa descarga poderá ocorrer essencialmente por três vias: orgânica, a ação e o pensamento.

🔹As maiores causas são: Ansiedade e tristeza, traumas e acontecimentos marcantes, violência psicologia, desmotivação, excesso de trabalho e exaustão.
As tensões emocionais são manifestadas em diferentes órgãos, os principais deles são: estômago, intestino, garganta, músculos, pele, coração e circulação.

🔹O tratamento dessas doenças pode ser feitos através de medicações, como analgésicose anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, mas é fundamental o acompanhamento de psiquiatra e psicólogo para tratar a verdadeira causa da doença.

“toda doença tem um sentido e não é fruto do acaso; que é uma solução problemática para os conflitos que pontuam cada ser humano” (Groddek)