👉A comunicação pode ser entendida como habilidade ou capacidade de estabelecer um diálogo onde as partes envolvidas falam e escutam. O problema é que muitas coisas estão interferindo nessa dinâmica tão importante para o bem estar de uma família. Listamos algumas dicas que podem ajudar no bom andamento da relação familiar:
🔹Tecnologias na medida certa.
As horas navegando em redes sociais fazem com que negligenciamos a presença de quem realmente está ao lado.
É necessário que existam horários estabelecidos para cada atividade, pois as conversas ao vivo são de extrema importância para o bom relacionamento da família.
🔹A hora do casal!
Parece estranho, mas muitos casais se perdem na excessiva atenção aos filhos ou com outras atividades e se esquecem que ter um tempo juntos tornará o relacionamento mais saudável. Esse tempo vai contribuir para tomadas de decisões, planejamento familiar e bons momentos recheados de risadas e palavras de afeto que possam motivar e impulsionar o crescimento um do outro. Um ambiente onde os pais são unidos favorece o desenvolvimento dos filhos.
🔹Quando situações difíceis baterem à porta.
A vida em família também passa por momentos difíceis e não importa qual seja a dificuldade, o importante é não carregar os fardos sozinho. Viver em família significa dividir as alegrias e também as tristezas, ninguém deve sofrer sozinho. Por isso, é importante olhar a vida com mais leveza e compartilhar as dores e angústias sem buscar culpados ou responsabilizar quem não merece.
🔹Obrigado?
Sim! Algumas situações são tão comuns que o agradecimento ficou no esquecimento. A refeição preparada, a louça lavada, as compras do mercado são exemplos de situações comuns que exigem tempo e dedicação de um dos membros da família. Sendo assim, o “obrigado(a)” deve ser usado sem moderação, afinal gentileza é sempre bem-vinda.
🔹O melhor NÃO que alguém pode receber.
“Não” quando é dito com sabedoria, vem carregado de amor e contribui com a correção e a educação do outro, entretanto se alguém diz sim somente para agradar o outro ou se livrar de algum problema, as consequências podem ser piores no futuro.